<< Voltar
 09/04/2021 08:36 - IR Contabilidade - Pessoa Física
Como declarar na declaração de ajuste anual no vendedor e no comprador ref. aquisição de imóvel rural de PF para PF com pagamentos parcelados em 2 anos-base?
O contribuinte que tiver efetuado a venda de imóvel rural a prazo, para recebimento em mais de um período-base, deverá elaborar o GCAP – Demonstrativo de Apuração de Ganho de Capital, informando que a operação de venda teria ocorrido a prazo, sendo que a tributação sobre eventual Ganho de Capital irá ocorrer a medida do recebimento das parcelas do preço. Efetuada a baixa do bem imóvel em sua declaração de bens, deverá ser lançado o valor do crédito a receber no exercício seguinte, período em que irá a tributação sobre o Ganho de Capital embutido na parcela a receber;

O adquirente do imóvel deverá simplesmente lançar o imóvel rural em sua Declaração de Bens, informando tratar-se de operação a prazo, informando como valor do bem apenas os valores efetivamente pagos até a data de 31/12, não havendo necessidade de constar informação em Dívidas e Ônus Reais.

A medida que vir a ser paga a segunda parcela, tal valor deverá ser somado ao valor do bem imóvel em sua Declaração de Bens.




Outras perguntas sobre Pessoa Física

Veja todas perguntas sobre Pessoa Física >>








LEFISC - Legislação fiscal