<< Voltar
 08/07/2016 09:04 - IR Contabilidade - DCTF
Estou retificando a DCTF do mês de março de 2016. Gostaria de saber se devo preencher os dados do trimestre anterior se o mesmo não foi parcelado?Estou tentando enviar com a informação do trimestre anterior e ele da os seguintes erros: Quantidades de quotas da ficha demonstrativo do saldo a pagar em quotas diferente da quantidade de quotas informada na ficha quotas do trimestre anterior e saldo insuficiente para divisão em quotas. O imposto/contribuição deve ser pago em quota única e informado no último mês do trimestre de apuração, na pasta débitos e créditos. Como proceder?

Este preenchimento deve ser feito pela pessoa jurídica que tenha optado pelo pagamento em quotas de IRPJ e CSLL do trimestre anterior.

Se não optou não preenche.

Conforme "ajuda" da DCTF;

8. Pasta - Trimestre Anterior

A Pasta Trimestre Anterior deve ser selecionada pela pessoa jurídica que tenha optado, em conformidade com a legislação, pelo pagamento em quotas do total ou parte dos débitos apurados e informados na DCTF do último mês do trimestre anterior.

Ao selecionar a Pasta Trimestre Anterior, disponível nos meses de março, junho, setembro e dezembro, são apresentados no Painel de Seleção os grupos: IRPJ e CSLL.

Nesta pasta devem ser prestadas informações sobre a parte amortizada dos débitos antes da divisão em quotas, se for o caso, e sobre as quotas dos débitos de IRPJ e/ou de CSLL, apurados pelo Lucro Real Trimestral, pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Arbitrado.

Ao selecionar IRPJ ou CSLL, são apresentadas na Área de Visualização:

- área de inclusão do débito a ser informado, na parte superior da tela;

- grade de informações, na parte inferior da tela.

A grade contém as seguintes informações:

- Código Receita;

- Período de Apuração;

- Valor do Débito Apurado;

- Créditos Vinculados; e

- Saldo a Pagar em Quotas.

 

Exemplo:

A pessoa jurídica que optou pelo pagamento do IRPJ e da CSLL relativos ao 4º trimestre de 2007 em duas ou três quotas deve utilizar, na DCTF do mês de março de 2008, as fichas da Pasta Trimestre Anterior, para informar o valor dos débitos e os respectivos créditos

 

Quando a empresa calcula o IRPJ e CSLL do trimestre e paga em quota única, lança o débito e o crédito no mesmo mês; exemplo trimestre de jan a março, lança o débito e o crédito na DCTF de março.




Outras perguntas sobre DCTF

Veja todas perguntas sobre DCTF >>








LEFISC - Legislação fiscal