Ato Conjunto das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal nº 2, de 01.04.2020

- DOU de 02.04.2020 -

 

AS MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL,

 

CONSIDERANDO a pandemia do coronavirus Covid-19, já reconhecida pelo Congresso Nacional por meio do Decreto Legislativo nº 6, de 2020;

 

CONSIDERANDO a necessidade de deliberação, pelas Casas do Congresso Nacional, sobre projetos de lei do Congresso Nacional relativos a matéria orçamentária;

 

CONSIDERANDO que a Constituição Federal determina que o trancamento de pauta, pelos vetos presidenciais, se dá nas sessõesconjuntasdo Congresso Nacional (art. 66, § 4o) e que os projetos de lei de matéria orçamentária, na disposição da Constituição Federal (art. 166), precisam ser aprovados pelas duas Casas, mas não necessariamente numa sessãoconjunta;

 

CONSIDERANDO as distintas abordagens tecnológicas adotadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal em seus Sistemas de Deliberação Remota - SDR, resolvem:

 

Art. 1º Este Ato regulamenta a apreciação, pelo Congresso Nacional, dos projetos de lei de matéria orçamentária de que trata o Regimento Comum do Congresso Nacional.

 

Art. 2º Os projetos de lei do Congresso Nacional serão deliberados em sessão remota da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, separadamente, nos termos que lhe forem aplicáveis do Ato Conjunto das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal nº 1, de 2020.

 

Parágrafo único. As sessões previstas no caput serão presididas pelo Presidente do Congresso Nacional ou seu substituto regimental.

 

Art. 3º Somente poderão ser pautadas na forma prevista no art. 2º, as matérias urgentes ou relacionadas com a pandemia do Covid-19, que para isso tenham a anuência de 3/5 (três quintos) dos Líderes Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

 

Art. 4º Sempre que possível, deverá funcionar como relator, na sessão remota da Casa a que pertença, o parlamentar que eventualmente tenha sido designado relator, antes da publicação deste Ato, no âmbito da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO.

 

Art. 5º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

 

Brasília, em 1º de abril de 2020

 

Senado Federal

 

Senador DAVI ALCOLUMBRE (DEM-AP)

 

Presidente

 

Senador ANTONIO ANASTASIA (PSD-MG)

 

1º Vice-Presidente

Câmara dos Deputados

 

Deputado RODRIGO MAIA (DEM-RJ)

 

Presidente

 

Deputado MARCOS PEREIRA (REPUBLIC-SP)

 

1º Vice-Presidente

Senador EDUARDO GOMES (MDB-TO)

 

2º Secretário

 

Senador FLÁVIO BOLSONARO (S/Partido-RJ)

 

3º Secretário

Deputado LUCIANO BIVAR (PSL-PE)

 

2º Vice-Presidente

 

Deputada SORAYA SANTOS (PL-RJ)

 

1ª Secretária

SUPLENTES DE SECRETÁRIO

 

1º Senador MARCOS DO VAL (PODEMOS-ES)

 

2º Senador WEVERTON (PDT-MA)

Deputado MÁRIO HERINGER (PDT-MG)

 

2º Secretário

 

Deputado FÁBIO FARIA (PSD-RN)

 

3º Secretário

Deputado ANDRÉ FUFUCA (PP-MA)

 

4º Secretário